sexta-feira, julho 13, 2007

Romances de Jonathan Carroll


Primeira vez que ouvi falar em Jonathan Carroll, foi num gibi do Sandman, em que o Neil Gaiman comentava que, não importava o que criasse, descobria que já havia sido feito com muita propriedade por este autor. Tá na cara que Gaiman era fã dele, e hoje são grandes amigos.

Depois vi de novo como o fulano que faz a introdução de Signal to Noise, uma história belíssima sobre um diretor de filmes que está para morrer. Bão, como era de se esperar, fui atrás. Descobri a página do cara, tinha uns contos e algumas matérias relevantes. Li, gostei, comecei a buscar os romances.

Aí a coisa encrencou. Não havia disponibilidade dos romances deste autor nem em português nem em inglês, nas livrarias nacionais. O máximo que eu encontrava eram referências em blogs ou na seção "autores favoritos", ou "o que estou lendo". Imaginem a minha inveja.

Então, o que estou postando aqui é o resultado de mais ou menos cinco anos de pesquisas esporádicas na internet pelo autor. Sinto muito se só há coisas em inglês e espanhol, mas não foi traduzido, ao que parece, para o português. Eu, pelo menos, não achei. Tentei comprar, também, mas era um dos livros que cê tem que mandar importar, e meus fundos não são nem de perto suficientes para tanto.

Se você está na mesma dificuldade que eu, espero que este link te ajude:



Se quiser saber um pouco mais do autor, ele escreve fantasia, tem uma linguagem muito fácil e delicada, e (minha opinião) trata dos sentimentos com propriedade rara: cê se apaixona pelos personagens que ele cria. A linguagem dele é tão boa que a mágica, embora interessante e onipresente em seus romances, é quase um recurso que sobra, ali. Falando sério.

Então, se você gostou e aparecer por aqui, por favor compre os livros. Acho que os poucos autores que valem a pena ser lidos atualmente merecem receber por seu trabalho. E este é um deles. Digo isto porque me senti mal postando links para obras de um cara que procurei por curiosidade e aprendi a admirar. Era isso. Abraço.

4 comentários:

Blognâmbulo disse...

Cara

Jonathan Carrol é uma boa pedida.

Mudando de assunto: viu a segunda pag do Urubu (estou brincando com as sombras)? Ajudaria se vc descrevesse onde a fonte de luz da "cena" se encontra pra colocar melhor as sombras. Pois é, também estou aprendendo.

http://s135.photobucket.com/albums/q156/blognambulo/?action=view¤t=pag2.jpg

Estou com o filme "Barbarella" com a Jane Fonda, pena q as duas tentativas de "upear" no rapidshare falharam. vou tentar neste fim de semana.

Abs

Blognâmbulo disse...

Atualizando...
http://s135.photobucket.com/albums/q156/blognambulo/?action=view¤t=pag2-quad1.jpg

http://s135.photobucket.com/albums/q156/blognambulo/?action=view¤t=pag2-quad2.jpg

Abs

Unknown disse...

Jonathan Carrol? Esse é novo pra mim...Vou tentar abandonar a preguiça e entrar nessa tarefa herculea que parece ser achar alguma coisa do cara pra ler.

E vida longa ao Urubu

Abraço

(jluismith)

InVinoVeritas disse...

Blog, suas ilustrações ficaram ótimas com as brincadeiras de luz.
;)
Acho que cê pegou a luz legal, sem precisar de "fonte"... viu a proposta lá no forum?? Viu os desenhos? Vamos trabalhar neles?

Luiz... tem um link para 7 ou 8 livros do autor ali no blog. É só acessar. O link tá amarelo, deve ter sido por isso que cê não viu. Precisa procurar não, é só baixar...
XD